Início CIPRIC Notícias Projectos Actividades Links Contactos
World time


Portugal MUN 2006

A quinta edição do Portugal Model of United Nations (MUN), realizada em Dezembro de 2006, regressou à cidade que viu nascer este projecto: Coimbra. A direcção do CIPRIC e a restante equipa responsável pela organização do evento, chamaram a si, à sua instituição de ensino e à sua cidade, a responsabilidade de de revitalizar o espírito do MUN no seio dos estudantes portugueses.

Nesta edição, à semelhança de outras que foram realizadas, foram alvo de simulação os orgãos de decisão da Organização das Nações Unidas, nomeadamente o Conselho de Segurança, o Conselho de Direitos Humanos, o Conselho Económico e Social, o Banco Mundial, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Programa das Nações Unidas para o Ambiente e, obviamente, a Assembleia-geral. Nestes orgãos os participantes "vestiram a pele" de delegados dos seus respectivos países, contribuindo para o debate e discussão de temas actuais da esfera internacional, de onde viriam a resultar conclusões na forma de resoluções.

A actividade proporcionou aos seus participantes uma experiência próxima da realidade que são os grandes palcos de negociação internacional. Os participantes tiveram a hipótese de colocar em prática as suas valências no campo da argumentação, oração e negociação, valências essas que aperfeiçoaram.

- Página oficial do Portugal MUN 2006
- Cartaz oficial da Actividade



Model of United Nations da FEUC 2007

O Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Relações Internacionais de Coimbra (CIPRIC) organizou para os seus sócios e para os estudantes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) o Model of United Nations da FEUC, nos dias 26 e 29 de Novembro de 2007.

O Model of United Nations da FEUC é essencialmente uma simulação do modelo de funcionamento de alguns organismos internacionais. O Model of United Nations da FEUC teve como finalidade propiciar, aos sócios do CIPRIC e aos estudantes da FEUC, o contacto directo com os processos de comportamento de certos palcos de negociação internacional, bem como de promover o debate de argumentos entre os estudantes. Durante a duração do evento, os participantes foram convidados a discutir temas relacionados com a actualidade internacional.

No Model of United Nations da FEUC foram alvo de simulação, para além da conhecida Assembleia-geral das Nações Unidas, os comités Conselho de Segurança, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Organização Mundial do Comércio, Conselho dos Direitos Humanos, Comité Económico e Social e Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.


- Página oficial do FEUC-MUN 2007
- Cartaz oficial da Actividade
- Notícia no Diário de Coimbra



Simulação da União Europeia
Coimbra 2008


O SIMUE é um modelo de simulação do funcionamento de órgãos de uma organização internacional, em particular, da União Europeia.

O objectivo do SIMUE não é simplesmente o de simular o funcionamento interno destes órgãos de acordo com as suas regras e procedimentos, mas também o de promover o debate em torno de temas de actualidade que se enquadrem no âmbito destes fóruns.

Este modelo é construído com base num modelo já existente de simulação do funcionamento de uma outra organização internacional, nomeadamente o Model of United Nations, modelo de simulação dos orgãos que compreendem a Organização das Nações Unidas. O conceito é o mesmo, é certo, contudo existem diferenças bem expressivas na sua organização, no seu modo de funcionamento e mesmo a nível de participação. Como tal o CIPRIC entendeu que a construção deste modelo e respectiva aplicação prática, seria não só uma mais valia na aquisição in loco de conhecimento sobre a União Europeia e as instituições que a constituem, como também constituiria um forum de debate sobre assuntos correntes da nossa Europa dos 27.

De 17 a 20 de Março de 2008 os participantes do SIMUE puderam viver a experiência de representar um determinado cargo à sua escolha, numa das várias instituições da União Europeia, contribuindo assim para a tomada de decisões dessas mesmas.

- Página oficial do SIMUE 2008

Início CIPRIC Notícias Projectos Actividades Links Contactos
     Lisboa hora actual - cipric@fe.uc.pt
                            direccao@cipric.org